Pular para o conteúdo principal

CTB se mobiliza para o Fórum Social Temático 2013, em Porto Alegre

A CTB já está preparada para participar entre os dias 26 e 31 de janeiro do Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre (RS). A orientação da Central é que suas estaduais se mobilizem e organizem para as atividades e oficinas propostas (programação ao final).

"Estamos com a expectativa de mobilizarmos mais de mil sindicalistas, tanto do estado do Rio Grande do Sul como de todo o país", destacou Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da CTB.

O FST é uma tentativa de trazer de volta para Porto Alegre o Fórum Social Mundial. Uma programação intensa foi preparada para os fóruns descentralizados que ocorrerão na capital e Região Metropolitana.

O Fórum Social Temático será aberto com a realização da tradicional marcha dos movimentos sociais que sempre abriu as edições do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O trajeto será o mesmo, saindo do Centro até a orla do Guaíba.

Durante os dias de FST acontecerão cerca de duas mil oficinas, espalhadas pelo Cais Mauá, Jardim Botânico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e no Acampamento da Juventude. Também está prevista a realização de seminários, conferências e palestras.

A CTB em parceria com entidades filiadas vai promover debates e mesas com temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e o projeto de desenvolvimento com valorização do trabalho. A mesa promovida pela CTB “Desenvolvimento com Valorização do Trabalho”, acontece no dia 30 a partir das 14h. O local ainda não foi definido.

"Iremos participar de um debate que pautará a nossa proposta de desenvolvimento para o Brasil, a partir dos objetivos da classe trabalhadora brasileira. A CTB se propõe a defender e atuar em unidade com as demais centrais sindicais, assim como as entidades dos movimentos sociais para mobilizarmos em prol da implantação desse projeto de desenvolvimento que a classe trabalhadora necessita", afirmou o dirigente da CTB.

A edição de 2013 do Fórum Social Mundial acontecerá na Tunísia, de 26 a 30 de março. O evento será realizado na capital do país, Túnis, e irá tratar de temas como diversidade, justiça, democracia, liberdade de circulação e a construção de um mundo sem hegemonias, entre outros assuntos.

É a primeira vez que o Fórum Social Mundial ocorre em um país árabe. O evento foi criado em 2001, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e teve edições também na Índia, Venezuela e Quênia. Em 2012, o fórum teve uma edição temática na capital gaúcha sobre a Palestina.

Confira a programação proposta pela CTB:

Dia 26 de janeiro

10h - Mesa de Abertura Oficial
16h - Marcha de Abertura
19h - Show abertura (Anfiteatro)

Dia 27 janeiro à 30 de janeiro

09h - Mesa dos eixos temáticos
12h - Atividades Culturais
14h - Atividades autogestionária
19h - Atividades Culturais

Dia 30 de janeiro

14h - Seminário “Desenvolvimento com Valorização do Trabalho”  - Local a definir
Promoção: CTB Nacional e CTB-RS

 Dia 31 de janeiro

09h - Assembleia dos Movimentos Sociais - Usina do Gasômetro
14h - Plenária Geral dos Relatores
19h - Atividade Cultural

 Cinthia Ribas - Portal CTB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/