Pular para o conteúdo principal

Morre Ruy Cezar, ex-presidente da UNE

Morreu na manhã desta sexta-feira (28), em Salvador, o produtor cultural baiano e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ruy Cezar, aos 57 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança por conta de um câncer que enfrentava há cerca de dois anos.

Ruy foi um dos principais líderes estudantis brasileiros e atuou no movimento de reconstrução da UNE, em 1979, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Naquele ano, ele se tornou o primeiro presidente da entidade pós-reorganização e chegou a ser preso e torturado pelo regime.

Em nota, UNE lamenta morte do seu ex-presidente Ruy Cezar

Membro do Comitê Central do PCdoB, amigo de Ruy e também ex-presidente da UNE, Javier Alfaya lamentou a perda e avaliou como vanguardista a militância do produtor. Para Affaya, é gigante o legado deixado por Ruy, principalmente, para os movimentos sociais do país.

“Ele foi um orgulho para a minha geração, uma figura referencial e importante. Ruy representou uma renovação na esquerda brasileira e abriu muitas vertentes para a militância. Saiu do perfil de líder das causas imediatas e entrou em um terreno da subjetividade, das ideias”, afirmou.

A chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Olívia Santana, também comentou a morte de Ruy. Através das redes sociais, ela escreveu: “[a morte dele é] Sem dúvida, uma grande perda para a Educação e para a Cultura da Bahia e do Brasil”.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) emitiu uma nota em que “lamenta profundamente o falecimento” do produtor.

Ruy Cezar se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia e se dedicou ao estudo da Psicologia e Pedagogia Infantil. Atualmente, ele estava à frente da escola infantil e produtora Via Magia, que funciona em Salvador.

Ele também teve participação na organização do projeto conhecido como Mercado Cultural e do Fórum Cultural Mundial.

Ruy era casado e deixa quatro filhos. O corpo será cremado no sábado (29), no cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro de Brotas, na capital baiana.

De Salvador,
Erikson Walla

Portal Vermelho
http://www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=217280&id_secao=58

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/