Pular para o conteúdo principal

ALERJ: Audiência Pública discute a extinção de Cursos Técnicos, promovida pela SEEDUC.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) solicitou à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que reabra as matrículas dos cursos técnicos oferecidos pela pasta. As inscrições foram encerradas em cumprimento à primeira meta do Plano Estadual de Educação, referente ao ensino profissionalizante e que determina que a Seeduc e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) reduzam a dualidade na oferta de cursos entre as duas instituições. O objetivo da meta é minimizar gastos para focar os investimentos de maneira mais estratégica. “Nós sugerimos que a Seeduc continue oferecendo essa matrícula no atual modelo e aprofunde um pouco mais a questão, para que a sociedade compreenda melhor essa transição da oferta para a Faetec”, explicou o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS). O assunto foi debatido em audiência pública nesta quarta-feira (14/05), na Alerj.
O pedido recorre das reclamações de profissionais de cursos técnicos da Seeduc, que se mostraram contrários à medida. “Entendemos que o planejamento de transição, que é a transferência, não está bem compreendido e sedimentado pelas comunidades escolares”, apontou o parlamentar. A pedido do colegiado, o subsecretário Pedagógico da Seeduc, Antonio Neto, afirmou que a reabertura dos cursos é possível e que levará a ideia ao titular da pasta. “Nós achamos extremamente viável essa possibilidade. A Secretaria não tinha a intenção de fechar esses cursos, só seguimos o que mandava a lei”, confirmou Neto. O subsecretário explicou que foi feito um estudo de todos os cursos técnicos para verificar quais poderiam continuar ou ser transformados, para que a Faetec pudesse dar continuidade à oferta. “Após essa análise, comunicamos quais eram as escolas que sofreriam mudanças. Pedimos que elas fizessem o encerramento dos cursos para que a Faetec começasse com o novo modelo, mas hoje o deputado Comte sinalizou a possibilidade de a Seeduc continuar ofertando esses cursos até que consigamos fechar na totalidade esse planejamento”, elucidou o subsecretário.
A presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda, se mostrou satisfeita com o desempenho da fundação em relação aos cumprimentos das metas. Das dezenove apresentadas, quinze foram cumpridas. “O ensino profissionalizante no Rio de Janeiro melhorou muito. Atualmente oferecemos 43 cursos diferentes no estado, 15 a mais do que em 2010. Também conseguimos 800 convênios com empresas para ampliar a oportunidade de estágios para esses alunos, além de outras conquistas”, concluiu Maria Cristina. Também estiveram presentes na reunião os deputados Marcelo Freixo (PSol)Paulo Ramos (PSol) e Dionísio Lins (PP)

fonte: alerj.rj.gov

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/