Pular para o conteúdo principal

Entidades questionam demora e falta de participação social na definição do CAQi

O Fórum Nacional de Educação (FNE) protocolou requerimento no Ministério da Educação (MEC) questionando a demora na definição do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e a falta de participação das organizações civis nos debates sobre o assunto. Por lei, o CAQi deve ser implementado até meados do ano que vem.

A implantação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) faz parte das estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para alcançar o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. O CAQ define quanto cada aluno precisa para ter acesso à educação com um padrão mínimo de qualidade.


O FNE é composto por 50 entidades representantes da sociedade civil e do Poder Público. No requerimento, o fórum argumenta que o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) – que reuniu especialistas, organizações e Poder Público – estabeleceu que o CAQi fosse definido até maio deste ano. Assim, seria possível constar nas leis orçamentárias para 2016.

Além disso, a Conae estabeleceu que o CAQi fosse regulamentado nos moldes de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2010. O parecer, que não foi homologado, definia os insumos necessários para uma educação de qualidade. Estão incluídos recursos para infraestrutura, materiais, equipamentos, além do salário dos professores.

O FNE questiona também a falta de participação de outras instituições na definição do instrumento, que está sendo feito internamente no MEC.

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, a quem é endereçado o requerimento, disse no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que a pasta está levantando dados para subsidiar o debate, que ainda vai começar, em setembro. Segundo ele, esta é uma fase técnica e posteriormente haverá maior participação.

O secretário disse ainda que o parecer do CNE precisa ser atualizado e modernizado. O MEC discute o que deve ser incluído no CAQi e a definição de um instrumento que possa ter insumos e valores ajustados com facilidade.

O 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação começou na última terça-feira (16) e termina amanhã (19), em Mata de São João (BA). Participam 1.687 representantes de 1.067 municípios.

fonte: contee.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/