Pular para o conteúdo principal

BAIXE AGORA MESMO! Livro: Um Rio de Mulheres - A participação das fluminenses na história do estado Rio de Janeiro

 

 http://www.mulher500.org.br/publicacoes/pdfs/publicacao_rio_de_mulheres.pdf

"Com o propósito de contribuir , a REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano começou a formar e disponibilizar um amplo acervo sobre a atuação feminina na história do país. Desde 1997, vem realizando um projeto de pesquisa sobre os mais diferentes temas relacionados ao passado das brasileiras. Como primeiro resultado desta iniciativa, publicou o Dicionário Mulheres do Brasil, lançado nacionalmente a partir de outubro de 2000. Um Rio de Mulheres faz parte dos desdobramentos deste referido projeto, que produzirá uma série com mais vinte e seis publicações, contemplando, assim, a atuação feminina em cada umdos estados brasileiros.

Como já esperávamos, começar pelo Rio de Janeiro representou um desafi o maior, considerando que, durante mais de dois séculos, este estado foi o principal cenário dos acontecimentos políticos, sociais
e culturais do país. 

O principal objetivo foi traçar um panorama histórico enfocando as mulheres fluminenses, desde os tempos coloniais até os dias de hoje. A partir de um roteiro de pesquisa específica, nos propusemos relatar, mesmo que em síntese, diversas trajetórias femininas. Sem buscar compreendê-las como seres excepcionais, inserimo-las em seus respectivos contextos. Muito embora algumas tenham sido e ou protagonistas de feitos extraordinários, não foram as únicas. A grande maioria viveu – várias ainda vivem – como tantas outras anônimas. São mulheres índias, brancas e negras, que por diferentes maneiras, intencionalmente ou não, ajudaram a preparar o terreno social para que, a cada novo período da história do estado do Rio de Janeiro, um número maior delas pudessem coexistir em melhores condições.

Para viabilizar a edição de Um Rio de Mulheres contamos com as parcerias da Fundação Avina e Boticário, que, como nós, reconheceram a importância de disponibilizar aos formadores de opinião os feitos e fatos das mulheres na história fluminense. "

SCHUMA SCHUMAHER E ÉRICO VITAL BRAZIL
MARÇO DE 2003
de Mulheres

Schumaher, Schuma. Um Rio de Mulheres: a participação das fluminenses na história do Estado do Rio de Janeiro / Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil. - Rio de Janeiro : REDEH, 2003. 100p. Il.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/