Pular para o conteúdo principal

RO: Congresso do Sintero discute Sistema Nacional de Educação, ensino integral e financiamento da educação

Congresso2
Temas relevantes para a valorização dos profissionais da educação e para a melhoria da qualidade do ensino público estão em discussão no segundo dia de trabalhos do 14º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, promovido pelo Sintero em Porto Velho.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o primeiro dia de atividades do Congresso foi produtivo, e espera construir, até o final do evento, o plano de lutas que vai definir as atividades do sindicato nos próximos dois anos.
As atividades desta sexta-feira, dia 30/10, tiveram início com uma palestra sobre Sistema Nacional de Educação/Perspectivas e avanços, proferida pela professora Sueli Veiga Melo, vice-presidente da FETEMS – Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.
Ela demonstrou a evolução da legislação sobre educação no Brasil a partir da Constituição de 1988. Segundo a professora, o atual sistema está bastante avançado em comparação com o que havia no país antes de 1988. “No entanto, as demandas nos mostram que o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais, bem como o Poder Executivo, nas três esferas, precisam avançar muito mais. E não basta criar leis e planos se eles não forem cumpridos”, disse.
A segunda palestra do dia foi sobre financiamento da educação pública sob a ótica do Plano Nacional de Educação, proferida pelo professor especialista Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso.
O palestrante iniciou a sua explanação destacando que o investimento em educação no Brasil é ínfimo diante da necessidade. “Não dá para comparar o ensino público no Brasil com o modelo adotado nos países desenvolvidos. Mas pelas cifras irrisórias que a União, os Estados e os Municípios brasileiros investem em educação não é de se admirar que estamos muito atrasados. É preciso aumentar o percentual constitucional destinado à educação e isso se faz aumentando o índice de investimento em relação ao PIB e utilizando recursos dos royalties do petróleo”, disse o professor.
Ainda nesta sexta-feira o 14º Congresso do Sintero terá palestra sobre os desafios dos trabalhadores em educação frente à escola de educação integral. No período da tarde serão realizadas as plenárias dos trabalhadores em educação aposentados, dos funcionários de escolas (Técnicos Educacionais), e plenária de mulheres.
As atividades do segundo dia do Congresso terminam com colóquios sobre juventude, educação indígena, saúde do trabalhador em educação e utilização de tecnologia na educação.
À noite, a partir das 19:30, será realizado na Sede Social do Sintero o 4º Encontro Gospel dos Trabalhadores em Educação, com a apresentação de bandas, grupos de louvor, grupos de dança e performances com temática religiosa.

fonte: sintero.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/