Pular para o conteúdo principal

NOTA DA CTB-RJ SOBRE O FUNCIONALISMO PÚBLICO DO RJ

O funcionalismo público estadual está ameaçado de pagar a conta da crise econômica e financeira do Estado do Rio. O governador Pezão enviou projeto de lei que aumenta descontos e retira direitos.
A crise não foi produzida pelos trabalhadores da esfera pública e nem pelos trabalhadores da esfera privada.
A má gestão dos recursos públicos é a verdadeira natureza da crise. Até mesmo o petróleo não é o vilão dessa história. A queda do valor do barril já estava dada muito antes de 2015. Por que a inteligência governamental não se planejou para está situação com antecedência? A resposta está na opção, dos sucessivos governos estaduais, de gastar os royalties do petróleo sem o menor controle social.

Neste contexto, querem dividir a conta do equívoco com os trabalhadores da esfera pública. 2015 já foi um ano onde categorias importantes ficaram sem aumento, atraso de pagamento, sem 13°, mudança na data do pagamento e as contas chegando, atrasadas. Com isso só ganhou bancos e empresas com os juros absurdos por atraso de pagamento.
Além disso os cortes nos recursos da saúde e da educação, retomam a velha cantinela neoliberal.
A CTB RJ apóia a luta do funcionalismo, convoca toda sua base de trabalhadores públicos estaduais para fortalecer uma luta unitária, rumo a greve geral dos funcionários públicos estaduais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/