Pular para o conteúdo principal

AOS PROFFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, ESTUDANTES E PAIS DE ALUNOS DA FAETEC,



Estamos completando 90 dias de greve dos Profissionais de Educação da FAETEC. Nesses 3 meses de greve, realizamos inúmeras assembleias, visitas às escolas, atos e manifestações na FAETEC, ALERJ, Governo do Estado e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A categoria continua mobilizada. Essa é uma greve histórica que demonstra a força dos Profissionais de Educação da FAETEC!
Nossa luta também é a luta dos demais servidores que, através do MUSPE – Movimento Unificado dos Servidores do Estado - está aglutinando as demais categorias. No momento, são 5 categorias em greve. A luta dos Servidores do Estado vem obtendo ampla repercussão e apoio da sociedade. Os estudantes têm se manifestado do nosso lado e vêm realizando ocupações de escolas, além de estarem presentes às nossas manifestações. Os pais de alunos também têm se mostrado solidários nessa luta. A situação da Educação é grave! As escolas encontram-se abandonadas e sucateadas.
As ocupações atingem cerca de 70 escolas no estado e cerca de 10 na FAETEC. O Governo do Estado tem reagido com truculência contra os estudantes em diversas ocupações, sendo o caso mais grave o da SEEDUC, onde, agora, Wagner Victer ocupa a pasta da educação. Na madrugada do dia 21 de maio, sem mandado judicial, o BOPE desocupou de forma extremamente violenta a SEEDUC. Repudiamos veementemente a ação do BOPE e a ordem da Secretaria em usar de violência inadmissível contra jovens que lutam pelos seus direitos.    
 O Governo não foi capaz de apresentar, até agora, uma proposta que atenda às reivindicações da categoria e dos servidores, no seu conjunto.  As negociações chegaram a um impasse.
O acordo proposto pelo Governo foi rejeitado porque não contemplava a real situação das escolas que estão abandonadas, as reivindicações dos estudantes, a inclusão dos terceirizados e dos contratados e não atendia o conjunto das reivindicações dos servidores.
Nossa greve, no momento, encontra-se judicializada. Na última assembleia, a categoria aprovou a continuidade da greve e a apresentação de uma contraproposta na mesa de negociação no TJ-RJ. Mas, a tendência é o dissídio.
Nesse momento em que a greve caminha para seus instantes decisivos, é importante a unidade da categoria e o fortalecimento do Sindpefaetec. Diretorias passam, mas, o Sindicato permanece como a entidade representativa dos trabalhadores. O Sindicato somos nós!
 É IMPORTANTE QUE A CATEGORIA PERMANEÇA UNIDA! AS DIFERENTES LIDERANÇAS E FORÇAS POLÍTICAS PRECISAM DIALOGAR PARA QUE A GREVE CONTINUE FORTE E REPRESENTATIVA!  DIVISÕES NO SEIO DA CATEGORIA SÓ FORTALECEM O PATRÃO!
DEFENDEMOS A CONTINUIDADE DA GREVE E A REALIZAÇÃO DE UM AMPLO DEBATE NAS ESCOLAS, COM O OBJETIVO DE ESCLARECER À CATEGORIA A NECESSIDADE DE MANTER-SE UNIDA!

CTB EDUCAÇÃO RJ

BLOG: ctbeducacaorj.blogsopt.com
Facebook: ctbeducacaorj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/