Pular para o conteúdo principal

CNTE alerta para o crescimento de empresas multinacionais da educação

Foto ilustrativa PME
No último dia 30 de maio, o doutorando da Universidade de Alberta no Canadá, Curtis Riep foi detido pela polícia de Uganda, sob alegações falsas, enquanto realizava uma pesquisa encomendada pela Internacional da Educação (IE), sobre o impacto da Bridge International Academies, segundo informações divulgadas pela IE.
De acordo com a entidade, as práticas da Bridge estão sendo alvo de críticas em todo o mundo, pois entre outras coisas, contrata pessoal não qualificado para ministrar um currículo padronizado em instalações escolares inadequadas.
A Secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Fátima Silva, destaca que as empresas multinacionais da educação estão crescendo. “Cada vez mais no mundo e na América Latina e seus métodos são agressivos e contam com forte articulação nos espaços de poder executivo e legislativo. E esta atuação tende a se repetir em outros lugares do mundo”.

Para o Secretário de Formação Sindical da CNTE, Gilmar Soares, “o fato serve de alerta para a sociedade brasileira, acerca das investidas do mercado sobre um serviço essencial do Estado e que os governos municipais, estaduais e agora o governo interino da República, dão claras demonstrações de querer seguir o caminho da privatização da escola pública”, ressaltou.
Visando investigar a mercantilização e privatização da educação básica no Brasil, a CNTE está realizando um estudo em duas frentes, a primeira coordenada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), destinada a identificar e mapear os deputados e senadores que tem a temática da educação entre suas prioridades no exercício do mandato, classificando-os pelo tipo de interesse que representa: público, privado lucrativo, privado não lucrativo (comunitárias, confeccionais, filantrópicos). E outra, coordenada pelo economista, doutor em Política Social e professor da Universidade de Brasília (UnB), Evilasio da Silva Salvador, que visa identificar, registrar e analisar em que medida está ocorrendo a privatização da educação básica no País.
A CNTE lançará o resultado da pesquisa em seu Congresso Nacional que acontece em Janeiro de 2017, em Brasília.
“A sociedade deve lutar com todas as forças para impedir a privatização do ensino público básico e superior. A Educação Pública é condição universalizante do ensino e conhecimento. E isto deve ser assegurado pelo Estado”, ressaltou Gilmar Soares.
A Bridge International Academies é uma franquia de escolas particulares de baixo custo com atuação no Quênia, na Nigéria e em Uganda. As atividades contam com o apoio da empresa de educação internacional Pearson, dos multimilionários Bill Gates e Mark Zucherberg, DfiD-UK e do Banco Mundial, entre outros, de acordo com a IE.
Em repúdio ao ocorrido, a IE encaminhou uma correspondência à Bridge, no dia 7 de junho, condenando veementemente a franquia por suas acusações contra o pesquisador e cidadão canadense. Após uma investigação da polícia, Curtis Riep foi declarado livre de todas as acusações.
fonte: cnte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/