Pular para o conteúdo principal

Temer é arrolado em acusação contra Cunha e Alves


O ex-presidente da Odebrecht prestou novo depoimento à 10ª Vara do Distrito Federal. Ainda que os autos tramitem na primeira instância e façam referência a fraudes no fundo de financiamento do FGTS, desta vez, Marcelo afirmou que Michel Temer integrava o grupo de aliados mais próximos dos ex-presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
 
A pergunta era se o delator, ex-presidente da empreiteira, sabia quem integrava o grupo de Cunha e Alves na Câmara dos Deputados, durantes os ilícitos cometidos. "Cláudio [Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht] dizia pra mim que Michel Temer fazia parte desse grupo", disse.
 
As acusações são de que entre 2011 e 2015, os peemedebistas atuaram em um esquema de cobrança de propina a empresas beneficiadas pela Caixa Econômica Federal e ao Fundo de Investimentos do FGTS. Além dos políticos, o ex-vice-presidente de Loterias da Caixa, Fábio Cleto, teria sido um dos operadores.
 
Foi com base nessas acusações que a Justiça Federal pediu a prisão de Cunha e Alves, que negam os envolvimentos. O ex-ministro do Turismo de Michel Temer foi preso no dia 6 de junho, mas com base em outras acusações: a de ter praticado corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal.
 
O ex-executivo da empreiteira que fazia a ponte com os políticos, Cláudio Melo Filho, por sua vez, também é delator e narrou uma das principais acusações contra o presidente da República às autoridades federais.
 
Em delação, o ex-diretor de Relações Institucionais descreveu um encontro com o presidente Michel Temer para o pagamento de caixa dois e doações ao PMDB, durante a campanha de 2014. Na reunião no Palácio do Jaburu, estavam presentes o próprio executivo, Temer, Eliseu Padilha e Marcelo Odebrecht. 
 
"Eu participei de um jantar no Palácio do Jaburu juntamente com Marcelo Odebrecht, Michel Temer e Eliseu Padilha. Michel Temer solicitou, direta e pessoalmente para Marcelo, apoio financeiro para as Campanhas do PMDB no ano de 2014", havia dito o executivo.

fonte: jornalggn.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/