Pular para o conteúdo principal

Programa Greg News denuncia Kroton e ecoa campanha da Contee: Educação não é mercadoria!

O programa Greg News, do humorista Gregorio Duvivier, exibido na última sexta-feira (25) pelo canal por assinatura HBO Brasil, tem repercutido nas redes sociais um assunto que a Contee denuncia há anos: os processos de mercantilização, financeirização e oligopolização do ensino superior privado no Brasil. Mais especificamente, o programa trata de uma velha conhecida de quem lê as publicações do Portal da Confederação: a Kroton Educacional S/A, maior empresa de educação privada do mundo, com mais de 1 milhão matrículas em cursos superiores em todo o país, e cujo lucro líquido no segundo trimestre deste ano foi de R$ 645 milhões, um crescimento de 15% sobre o mesmo período do ano passado.
A empresa, aliás, só não cresceu ainda mais em 2017 porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reprovou, no fim de junho, o ato de concentração referente à sua tentativa de comprar também a Estácio Participações S/A, segunda maior companhia do setor educacional. A decisão representou uma vitória importante para a Contee, que, no dia 24 de agosto do ano passado, havia protocolada um ofício junto ao Cade exigindo o indeferimento da fusão entre Kroton e Estácio. O documento, a exemplo do que a Confederação já havia ressaltado no caso Kroton-Anhanguera — cuja fusão, infelizmente, acabou se concretizando —, argumentou que os grupos empresariais em questão ‘‘jamais demonstraram qualquer preocupação com o cumprimento da função social da propriedade, que, para eles, só tem um único valor: o do lucro máximo e fácil’’.
É justamente o que aponta o programa de Duvivier, desmascarando, com os artifícios do humor, como a empresa se vale inclusive de dinheiro público, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para maximizar seus ganhos. Em contrapartida, há uma tentativa de reduzir tudo o que possa representar custos, inclusive demitindo professores mestres e doutores e abusando da educação a distância para esse fim. Na verdade, como tanto o vídeo quanto todas as críticas e explanações da Contee feitas ao longo dos anos deixam claro, não existe qualquer preocupação com um projeto de desenvolvimento para o país ou compromisso com uma educação de qualidade. Para tentar ajudar a combater isso, o programa também criou o site www.denunciaadistancia.com.br — ironizando a prática de EaD da Kroton — para os estudantes beneficiários do Fies que tenham reclamações quanto à qualidade do ensino, a fim de seja feita uma denúncia conjunta ao Ministério da Educação.
“Quando uma empresa existe pelo lucro o aluno é só um cliente”, afirmou o humorista, ecoando o cerne da campanha nacional de grande repercussão lançada pela Confederação há uma década contra a financeirização da educação. “Humor é coisa séria ! Tudo o que a CONTEE tem denunciado sobre a Kroton é colocado de forma brilhante por Gregorio Duvivier. Vídeo imperdível”, comentou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, ao compartilhar um trecho do programa no Facebook. “EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA.”
Assista: 


fonte: contee.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/