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Um professor pode ser vendido como um produto qualquer?

Um anúncio da Anhanguera Educação, o segundo maior conglomerado universitário privado do país, causou polêmica após ser lançado na quinta-feira (17) na internet.
Na peça publicitária, o apresentador de TV e garoto propaganda Luciano Huck anuncia: “Torne-se um professor e aumente sua renda”, numa referência a comerciais convidando as pessoas a fazerem "bicos" para aumentar os rendimentos. Dessa forma ser professor seria nada mais do que um "bico".
A direção da instituição tirou a peça publicitária do ar e fez um pedido de desculpas. “Erramos. Nós, da Anhanguera, pedimos desculpas pela mensagem equivocada sobre a função e a importância dos professores. A campanha de marketing que causou mal-estar não representa o que nós, como instituição de ensino, acreditamos, e foi retirada do ar”, diz trecho do pedido.
O primeiro propósito dessa publicidade, segundo o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, é “a tentativa de colocar o nome desse apresentador na disputa presidencial”.
De acordo com Reis, Huck é o candidato dos barões da educação. “Esses grupos cresceram muito com a popularidade do Fies (Financiamento Estudantil) e com o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e agora querem a privatização de todo o ensino superior e médio”, acentua.
Para ele, a instituição “só tirou a propaganda enganosa do ar e pediu desculpas porque pegou muito mal. Escancarou o projeto privatista dos setores empresariais da educação no país, hoje com respaldo do Ministério da Educação (MEC)”.
Além disso, “a desvalorização escancarada do magistério queimou o filme, tanto da Anhanguera quanto de Huck”. Ficou muito evidente a tentativa de “supremacia do interesse privado em detrimento do público”.
Segundo o comunicado da Anhanguera a “intenção com o curso de Formação Pedagógica é incentivar que profissionais já formados possam ter também essa habilitação e contribuir para a resolução do déficit de professores que o Brasil enfrenta”.
Reis argumenta que não passa de uma falácia. Principalmente porque “a peça publicitária denuncia o caráter financista dos barões da educação, que só pensam em lucros, sem se importar com a qualidade do ensino”.
Ele ressalta ainda a entrada de grandes grupos estrangeiros no mercado brasileiro de educação. “Muitas empresas norte-americanas estão vindo para cá com o objetivo de transmitir as ideias liberais e tentar ganhar a juventude para esse projeto político”.
O professor sindicalista questiona esse tipo de anúncio porque “desvaloriza a atividade docente e mercantiliza totalmente a educação. Isso não interessa a ninguém que pensa a educação como área estratégica de desenvolvimento”, diz.
fonte: portalctb.org

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