Pular para o conteúdo principal

Crise na educação em municípios do RJ deixa alunos sem aulas

Em ao menos dois municípios do Rio de Janeiro, as aulas - que deveriam ter começado há um mês - ainda não foram retomadas. Como mostrou o RJTV desta terça-feira (6), a situação é mais crítica em Duque de Caxias e Queimados, na Baixada Fluminense.

A reportagem mostrou que, só em Caxias, um levantamento do Ministério Público indica que faltam 376 professores, um problema que se arrasta desde 2015. Lá, 21 colégios sofrem com a carência de docentes e, em 2018, pelo menos 900 alunos entre 6 e 15 anos não deram início ao ano letivo.

"Pelo o que eu consegui constatar, são 376, mas eu posso adiantar pra vocês que esse numero é bem maior porque tenho ciência de crianças que sequer conseguiram ser matriculadas, de locais onde precisam ser construídas novas escolas. Então, é bem maior que 376", disse a promotora do MP, Elayne Rodrigues.

Ainda em 2015, o MP solicitou à Justiça a realização de concursos para ocupar as vagas. O certame chegou a ser feito, mas o déficit de docentes continua.

"Até 2015, o MP procurou instar o munícipio a realizar concurso público e esse concurso foi realizado em 2015, teve seu fim prazo de vigência ano passado e não foram convocados um número de professoes suficiente pra surprir esse problema. Vislumbrando isso, o MP entrou com três ações civis públicas pra suprir esse problema na rede", esclareceu Rodrigues.

Em nota, a Prefeitura de Caxias informou que não há registro de turmas que ainda não tenham tido aula este ano. Segundo a administração, os problemas são pontuais e ocorrem em apenas algumas unidades. O município acrescentou que muitos professores estão de licença médica e em processo de readaptação.

fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/