Pular para o conteúdo principal

Privatização: Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil

"Estão destruindo os Correios. Doando o setor postal de presente para empresários loucos por lucro", denunciou nota do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira Correios Telégrafos São Paulo (Sintect-SP), divulgada dia 6 de maio após publicação de matéria no jornal Estado de São Paulo (Estadão) que apontou o fechamento de 513 agências e gerará a demissão de 5,3 mil trabalhadores e trabalhadoras.
De acordo com a matéria do Estadão, a medida foi aprovada em reunião da diretoria em fevereiro e é mantida em sigilo pela empresa. Quem participou dela teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual. Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas. Em São Paulo, por exemplo, serão fechadas 167 agências – 90 na capital e 77 no interior. 
Leia íntegra da nota do Sintect-SP:
FECHAMENTO DE AGÊNCIAS É DESTRUIÇÃO DA ECT E ENTREGA DO SETOR POSTAL A EMPRESÁRIOS
O governo Temer e seus paus mandados na direção da ECT dão um passo a mais na privatização dos Correios – O fechamento de agências é entrega do atendimento a franqueadas (agências privadas) com demissões e precarização do trabalho! NÃO VAMOS ACEITAR – VAMOS À LUTA!
A rede de agências franqueadas tem registrado aumento crescente de remuneração. Isso é resultado direto da transferência de grandes contratos comerciais para a rede de franquias, favorecendo seus donos. Mas isso é pouco para esse governo patronal e essa diretoria da ECT serviçal dos empresários. Vão entregar tudo que dá lucro!
Daí vem essa decisão criminosa de fechar mais de 500 agências e demitir milhares de trabalhadores.
Queriam esconder esse absurdo da categoria com medo da reação. Mas o Estadão, quem diria, entregou a patifaria. Talvez porque os empresários favorecidos não são os que esse jornalão patronal apoia. Está escrito no jornal, com todas as letras, que a decisão visa a beneficiar os franqueados.
Alguém tem dúvida de que é isso mesmo? A respostinha malcriada do presidente interino da empresa, Carlos Fortner, só reforça a certeza. Ela não explicou nada, não desmentiu nada, só reclamou do furo do Estadão.
Em defesa do Correio Público
Estão destruindo os Correios. Doando o setor postal de presente para empresários loucos por lucro.
Essa privatização que vão aprofundando é criminosa. Estão entregando de graça o patrimônio da população brasileira construído em 350 anos de suor, dedicação e vidas.
Estão tirando do povo brasileiro o direito à garantia da comunicação postal. O direito de todo cidadão de ter uma agência dos Correios em sua cidade e em seu bairro. De ter o carteiro todo dia em sua casa.
TUDO ISSO PARA ENCHER OS BOLSOS DE MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIOS QUE, DEPOIS, VÃO PAGAR PARA OS POLÍTICOS QUE ESTÃO REALIZANDO O CRIME COM FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS E PROPINAS.
Defesa do emprego
E estão destruindo os postos de trabalho, precarizando o emprego, acabando com direitos, dizimando a o Acordo Coletivo e a própria categoria!
São mais de 5.000 demissões com o fechamento dessas agências. E a própria empresa disse que serão muitos mais.
A falta de funcionários, a sobrecarga de trabalho, o adoecimento e os afastamentos só vão aumentar. Bem como a piora do atendimento aos usuários, o sucateamento da empresa, a entrega só em áreas nobres.
A transferência do atendimento à rede franqueada destrói a categoria e seu acordo coletivo, pois os trabalhadores das franqueadas ganham ainda menos e tem menos direitos que os ecetistas.
E não adianta a direção da empresa mentir que seu projeto é para modernizar. Para melhorar qualidade e eficiência. Se adequar ao mercado. Porque para isso não precisa destruir a rede de atendimento e dizimar a categoria, muito pelo contrário!
Também não precisa dizer que os órgãos do governo estão acompanhando. Já está evidente que eles mandam destruir a empresa e os paus mandados da sua direção obedecem.
TUDO ISSO PARA ENCHER O BOLSO DE MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIOS….
Chega! Não vamos aceitar mais esse ataque ao Correio Público, ao emprego, aos direitos da categoria, ao patrimônio e ao direito do povo brasileiro a um serviço postal universal!
O Sindicato e a FINDECT estão encaminhando, através de seus Departamentos Jurídicos, medidas judiciais contra mais esse absurdo.
Ele soma a outros ataques aos Correios e seus trabalhadores, como a de decisão inusitada e única na história jurídica do país, pela qual o TST aprovou a mudança da clausula 28 do Acordo Coletivo (convênio médico) por solicitação de apenas uma das partes, o que é vedado pela Constituição.
E vamos à luta!
Além das iniciativas jurídicas, vamos preparar a Campanha Salarial 2018 se aproxima. Nela, a tarefa é batalhar para realizar uma luta unificada monstruosa para recuperar nosso convênio e impedir o desmonte dos Correios, esse fechamento absurdo de agências, a entrega do setor postal aos empresários, a dizimação dos nossos empregos e dos nossos direitos.
Todos unidos na luta!
fonte: Portal CTB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/