Pular para o conteúdo principal

Secretário de educação do RJ admite que não tem vaga para todos os estudantes

Pedro Fernandes admite o problema e diz que a culpa é da gestão anterior. Ele não descarta a possibilidade de que algumas crianças percam o ano.

Vinte mil estudantes aguardam por uma vaga na rede estadual de educação, de acordo com o próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense, o número de queixas foi tão grande que o Conselho Tutelar encaminhou uma denúncia para o Ministério Público.

“Você entra no sistema, fica em uma lista de espera e não anda de maneira nenhuma. Meu filho está em 248 no Albert, simplesmente a fila não anda. Faz o que com a criança que está em casa? É um direito da criança estudar”, protestou a depiladora Janaína Reis.

Os conselheiros destacam as irregularidades. “O conselho se reuniu e nós produzimos um documento para o Ministério Público denunciando tudo isso. Falta de unidade próxima à residência, fila ilegal, não garante vaga. Aulas já começaram, tem muita gente sem estudar ainda”, explicou o conselheiro Felipe Machado.

O secretário estadual de educação, Pedro Fernandes, admite o problema e diz que a culpa é da gestão anterior. Ele não descarta a possibilidade de que algumas crianças percam o ano.

“Infelizmente essa é uma realidade, não tem sala de aula disponível para essas crianças e, por isso, a gente está fazendo todos os esforços para que a gente possa construir escolas, porque infelizmente não foi feito nas gestões anteriores”, explicou o secretário.

Evanir, mãe de um adolescente, conseguiu uma vaga bem longe de casa e o filho, de 14 anos, foi agredido na saída do colégio.

“Mandaram ele pra Posse. Lá não dá. É perigoso. Ele só chega ferido, não quer mais estudar. Ele está com medo. Não estou escolhendo horário, mas tem que ser perto de casa. Tem poucos dias que ele começou a estudar. Se é perto, eu posso buscar, mas pagar quatro conduções eu não tenho condições”, contou a cuidadora Evanir dos Santos.

fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/