Pular para o conteúdo principal

NOTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO!

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) vem manifestar seu total repúdio à opção do governo do estado do Rio de Janeiro pela implantação de escolas militarizadas na Rede Estadual de Ensino, conforme o PL 1667/2019, enviado à ALERJ.
Num momento em que o foco das ações do governo e da secretaria de estado de educação deveria estar na luta pelo FUNDEB permanente, na garantia de um mínimo de infraestrutura para o bom funcionamento das escolas, no descongelamento dos salários dos servidores, sem reajuste desde 2014, e no atendimento às demandas reais das comunidades escolares, o que temos é uma proposta de tratar os problemas de convivência e comportamento agressivo, presentes nas escolas, como caso de polícia.
No lugar de garantir condições e número de profissionais na rede de ensino que permitam o engajamento coletivo na construção de soluções para a transformação do ambiente escolar, o governador quer concentrar recursos em algumas escolas em detrimento das demais e manter a sua linha bélica de ação, levando práticas coercitivas e truculentas, baseadas em ordens, imposições, obediência submissa e medo para os processos pedagógicos das escolas. Nesse modelo militarizado, não há como desenvolver a formação de sujeitos autônomos, solidários e críticos, como, historicamente, a luta pela Educação de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora tem buscado.
Educar pelo medo é educar para a dominação do mais fraco pelo mais forte! É educar para a aceitação passiva do discurso alheio! É educar para o silêncio, para a inércia! Não aceitamos isso!
A CTB permanece lutando por uma Escola laica, libertária, transformadora e democrática, com práticas que garantam a inclusão de todo o tipo de diversidade, com equidade, afeto e respeito, e relações de trabalho justas e dignas!
NÃO AO PL 1667/2019!! NÃO À MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/