Pular para o conteúdo principal

Vitória do Sindicalismo Classista: Sindsprev-RJ filia-se à CTB

Uma vitória do Sindicalismo Classista! Assim, o Presidente da CTB, Adílson Araújo e o Secretário Geral da CTB, Ronaldo Leite se manifestaram nas redes sociais, após a histórica filiação do Sindsprev-RJ à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O Sindicato representa os trabalhadores federais da seguridade social no Rio de Janeiro e é uma das entidades historicamente mais combativas do nosso Estado.

A filiação aconteceu na assembleia geral da última quinta-feira (28), realizada no auditório da instituição, na Lapa, e deliberou também sobre questões estatutárias e de gestão do combativo sindicato. Ronaldo Leite e Adílson Araújo também aproveitaram as redes sociais para valorizar a atuação da dirigente da CTB-RJ, Maria Celina de Oliveira, que há anos constrói a luta junto do Sindsprev-RJ e foi peça fundamental nesse processo de filiação.

“A CTB alcançou hoje (28/07) uma histórica conquista para o sindicalismo classista que contribui para o crescimento da nossa Central em nível nacional. O SINDSPREV-RJ, que representa os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde e Seguridade Social realizou assembleia geral onde aprovou a filiação do Sindicato à CTB. Também parabenizamos a camarada Celina Maria , que juntamente com lideranças da categoria, um dia sonhou e perseverou pela filiação desta importante entidade sindical à CTB. Com uma militância de mais de 40 anos, nossa amiga Celina enfrentou diversos embates e lidera este agrupamento classista que, mesmo ressalvadas as divergências, sempre foi respeitado por todas as forças politicas.” – diz trecho do comunicado dos dirigentes no Facebook.

O Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, comentou com exclusividade para o Portal CTB-RJ a filiação do Sindsprev:

“A Filiação fortalece a luta contra os ataques do governo aos direitos dos trabalhadores e servidores públicos. Fortalece nossa luta contra a Reforma Trabalhista, contra os ataques ao INSS, à saúde, aos hospitais e coloca o Sindsprev-RJ no campo do sindicalismo classista, fortalecendo as fileiras da CTB na luta dos servidores públicos” – afirmou.

Outras importantes deliberações da Assembleia Geral foram a instituição de uma contribuição extra, no valor de R$ 60,00 (dividida em 6 parcelas de R$ 10,00), para fazer frente às despesas que o Sindsprev/RJ teve com a greve do INSS realizada este ano; e a prorrogação dos mandatos da atual direção colegiada e do conselho fiscal, pelo período de 2 anos, de 1/1/2023 até 31/12/2024, indicando a realização de eleições, impreterivelmente, para a primeira quinzena de novembro de 2024.

A prorrogação foi aprovada levando em consideração as dificuldades financeiras e operacionais para organização e realização do pleito; a continuidade da pandemia da Covid e o fato de que as eleições no Sindsprev/RJ coincidiriam com as tumultuadas eleições presidenciais que se avizinham, marcadas por forte crise de desdobramentos imprevisíveis.

No plano de lutas e mobilizações, a Assembleia Geral aprovou o envio de caravana de servidores a Brasília, na primeira semana de agosto, para participar das mobilizações gerais do funcionalismo público pela garantia de recursos no orçamento visando a concessão de reajuste salarial em 2023.

A caravana do Sindsprev/RJ também vai entregar carta a Lula (PT) e à presidente do PT, Gleisi Hoffman, contendo as reivindicações dos servidores da Vigilância em Saúde (ex-Funasa), que lutam pela instauração de uma carreira própria. Uma assembleia de prestação de contas do Sindsprev/RJ será realizada na segunda quinzena de março de 2023. Na segunda quinzena de julho de 2024, será realizado o próximo Congresso Estadual do Sindsprev/RJ.

Debate sobre as centrais sindicais

O debate sobre as centrais sindicais foi precedido da saudação de Igor Menezes, vice-presidente da CTB. “Quero dizer que a CTB estará junto de vocês, estará junto do Sindsprev-RJ nas lutas e mobilizações que virão. Vamos eleger Lula”, disse, sob aplausos.

A desfiliação da Conlutas e filiação do Sindsprev/RJ à CTB foi feita a partir de ponderações que consideram a ausência da Conlutas das mais recentes mobilizações da seguridade e do seguro social, em contraposição à presença cada vez maior da CTB nessas lutas.

“Não desconsideramos a CSP Conlutas, mas passamos momentos muito difíceis, quando fomos ferozmente atacados pela CUT e pela CNTSS, e nesses momentos não vimos a Conlutas sair em defesa do Sindsprev-RJ. Em contraponto, vimos a CTB presente em todas as principais lutas de nossa categoria. O fato é que o Sindsprev-RJ não pode mais ficar numa ilha. A central que melhor nos representa e defende é a CTB”, afirmou Rolando Medeiros, dirigente do Sindsprev-RJ.

O dirigente do Sindsprev-RJ, Paulo Américo Machado, reforçou as palavras de Rolando Medeiros e valorizou o processo democrático que levou à decisão da filiação à CTB.

“A filiação do Sindsprev/RJ à CTB vai inserir o sindicato num debate nacional, dando uma necessária retaguarda à nossa entidade. Quero lembrar que a desfiliação da Conlutas e a filiação à CTB foi o resultado de um debate que abrimos junto à nossa categoria, com participação de representantes das duas centrais”, completou.

A convocação dos servidores para a Assembleia Geral foi feita com base no artigo 21 do estatuto do Sindsprev/RJ, sendo o Edital publicado no dia 15 de julho de 2022 e republicado no dia 21 de julho de 2022, no jornal Meia Hora, com o nome da entidade retificado.

LINK DO SITE DA CTB-RJ

https://ctbrj.org.br/vitoria-do-sindicalismo-classista-sindsprev-rj-filia-se-a-ctb/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/